Liga dos Campeões: ponto de vista do marketing esportivo

Prometo que vou tentar não comparar o futebol europeu com o Brasil. Vou apenas tentar, eu juro. Antes de começar o jogo da final da Liga dos Campeões entre Barcelona (Campeão) e Manchester United neste sábado 28, no canal ESPN, uma ação de marketing da Heineken (patrocinadora oficial do torneio) foi veiculada no estádio em um telão para mais de 80 mil pessoas (infelizmente a imagem ainda não está no Youtube, mas vou monitorar para postar para vocês).

A ocasião me fez lembrar de um jogo da Liga dos Campeões em 2010 entre Real Madrid e Milan, que a mesma Heineken montou uma jogada de marketing de mestre (no vídeo acima). Igualzinho aqui no Brasil, não é? (juro que tentei não comparar).

Em terras tupiniquins, os clubes não falam em ativar patrocínios. Basta por dinheiro, estampar a marca na camisa e está bom, certo? Errado. Aprendi que para cada US$ 1 gasto com patrocínio deve-se gastar pelo menos US$ 1 com ativação. Caso contrário o dinheiro é jogado fora. Quem sabe um dia o futebol brasileiro (leia-se dirigentes) aprende a fazer realmente do esporte um negócio e dos jogos de futebol um espetáculo, igual ao que eu vi hoje, antes de começar o jogo, vale frisar.

Anúncios

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Esporte, Gestão no esporte, Marketing esportivo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s