Futuros engenheiros na pista

É impressionante onde o lema desse blog pode levar. Quando achei que tinha atingido o máximo do exotismo ao escrever sobre uma corrida de banheiras no mar, descobri a Competição Baja SAE BRASIL. Confesso, nunca tinha ouvido falar.

Com patrocínio da Fiat (prova de que no esporte há espaço para patrocínio em qual quer modalidade),a competição acontecerá entre os dias 30 e 31 de julho, no Campo de Provas da CNH, no Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais. Os carros foram projetados e construídos por estudantes de 23 instituições de ensino superior de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm  ainda a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Cerca de 400 universitários de engenharia participam da competição, com o objetivo de trocar conhecimentos, preparar e aperfeiçoar os projetos de carros off-road que irão disputar a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente com cerca de 70 equipes de todas as regiões do país no primeiro trimestre de cada ano.

Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Sul, agendada para os dias 17 e 18 de setembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul; e a Etapa Nordeste, nos dias 4 e 5 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari.

 

 

 

Anúncios

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Esporte. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s