Licenciando geral: de carne ao surf

Há algumas semanas atrás li a notícia de que o departamento de marketing do Flamengo estava licenciando uns produtos com a imagem do Ronaldinho Gáucho. Tudo bem, estéticamente não é a cara mais bonita do mundo (brincadeira), mas está certo o clube licenciar produtos usando uma de suas principais ferramentas de marketing. Só espero que o clube tenha desenvolvido um belo estudo de mercado para medir a viabilidade comercial desse tipo de produto.

Nesta quarta-feira, dia 10, achei engraçado quando li no site Máquina do Esporte a notícia de que “o torcedor flamenguista que quiser fazer um churrasco poderá contar com uma marca associada ao seu clube. O marketing do Flamengo acertou com a Frigo-Premium para fazer uma carne licenciada do time…”. Exatamente: carne com a marca Flamengo. A mesma matéria dá exemplos de outros times que possuem ou já tiveram produtos licenciados na área de alimentos. Desejo muito ver os estudos de mercado desses produtos também. Deve ser no mínimo curioso.

Como se não bastasse, no mesmo dia li outra notícia, dessa vez no site Rico Surf, mostrando que a marca rubro-negra também licenciou para a empresa First Glass o direito de exploração de pranchas de surf. Pelo menos nesse caso, a matéria afirma que “até os produtos serem lançados, muitas pesquisas foram realizadas e os envolvidos chegaram a conclusão que todo o contexto agradará…”. Os quatro modelos de pranchas disponíveis (na foto acima) estão em exposição nas lojas da FlaShop, na Rua da Quitanda, e do Shopping Nova América, e podem ser compradas sob encomenda, com preços de R$ 890,00 (prancha) a R$ 990,00 (fun boards).

Anúncios

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha, Esporte, Marketing esportivo, Negócios do esporte, Surf. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s