Marcas do esporte

Um estudo realizado pela GfK, empresa de pesquisa de mercado, analisou quais marcas os brasileiros associam ao esporte. As grifes reconhecidas como as que mais apoiam o esporte no Brasil são: Nike (32%), Adidas (20%), Olympikus (10%), Banco do Brasil (8%) e Topper (5%). Os entrevistados também apontaram quais marcas mais se associam à Copa do Mundo de 2014. Surpresa: a menos de três anos da realização do evento, quase metade dos brasileiros entrevistados (48%) ainda não consegue associar nenhuma marca ao mundial da FIFA em 2014, mostrando ou que há muitas oportunidades para as grandes marcas ou que esse trabalho de ativação está lento.

O estudo também procurou identificar as marcas ligadas aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A ligação de grifes neste evento é ainda mais baixa, uma vez que 59% da população brasileira ainda não consegue relacionar nenhuma marca às Olimpíadas. Nike (19%), Adidas (13%) e Olympikus (11%) são as que mais se destacam.

Televisão – 50% dos entrevistados declaram ter o hábito de acompanhar jogos de futebol pela TV (69% homens e 34% mulheres). A Rede Globo é a emissora escolhida de 69% dos consultados para assistir aos jogos. Band aparece em segundo lugar (13%), seguida pelo canal pago SporTv (10%).

Enquanto a Globo é a emissora preferida das mulheres (79% contra 64% dos homens), a Band é destaque os homens (15% contra 10% das mulheres). A Band, aliás, é a segunda opção dos entrevistados para assistir aos jogos, mencionada por 41% deles.

O estudo consultou 1 mil pessoas, a partir dos 18 anos, de nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus).

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Esporte, Gestão no esporte, Marketing esportivo, Negócios do esporte, Pesquisa. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s