Surfista Paulistano deseja um Feliz Natal

Foto ilustrativa

Galera, Natal é tudo aquilo que já estamos acostumados a ouvir. É época de paz, de perdoar, de amar a família, etc. Como vocês, queridos e fiéis leitores são membros da minha família, do meu dia-a-dia, acordam e dormem com o Surfista Paulistano, não poderia deixar de escrever algumas palavras.

Porém, ao invés de tentar descrever uma mensagem de Natal com as palavras corriqueiras, encontrei hoje uma mensagem sobre o significado na palavra Aloha, do Espírito Aloha, que na minha opinião retrata muito bem o que é viver em paz e com respeito ao próximo. Desejo que a mensagem abaixo possa inundar o coração de todos os 365 dias de 2012.

Ao mestre Jesus, dono dessa festa mundial que é o Natal, ao primeiro homem que realmente andou sob as águas, como nós surfistas, parabéns pelo seu dia e muito obrigado por proporcionar em 2011 muitos dias de surf. Feliz Natal, Aloha! Segue a mensagem abaixo:

O Espírito Aloha

Aloha é uma palavra formada pelas inciais de outras cinco palavras havaianas, cujos significados orientam a conduta do povo local. É o chamado “Espírito Aloha”.

A vem de AKAHAI, Bondade a ser demonstrada com Ternura;

L vem de LOKAHI, Unidade a ser expressada com Harmonia;

O vem de OLU OLU, Cordialidade a ser demonstrada com Afeto;

H vem de HAAHAA, Humildade a ser demonstrada por meio da Modéstia;

A vem de AHONUI, Paciência a ser demonstrada pela Perseverança.

Como os próprios havaianos gostam de dizer, palavras não são suficientes para traduzir todo o significado da palavra mágica “Aloha”. Trata-se de uma espécie de filosofia local, que permeia as relações interpessoais e faz com que cada indivíduo seja parte da coletividade. É o que diz um dos principais provérbios havaianos: “O nós anula o eu”… 

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha, Diário de um surfista, Surf. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s