Gorduchinha em 2014

Gorduchinha 2014

Em uma época da minha vida pensei em abandonar o jornalismo para ingressar na carreira de criação na publicidade. Sempre fui fã de alguns nomes como Washington Olivetto, Agnelo Pacheco, Zeca Martins, entre outros. A impressão que dá é que esses caras nasceram para criar fatos, tendências, conceitos, etc.

Uma das mais novas sacadas no meu universo, o esporte, veio da equipe de Olivetto, que defende o nome da bola da Copa de 2014 como Gorduchinha. Achei genial. Nada melhor para retratar a paixão do futebol do que o nome dado pelo eterno locutor Osmar Santos. Quem não se lembra do “Ripa na Xulipa e Pimba na Gorducinha”.

A desculpa da concorrência para derrubar a campanha é que o nome sugerido pode ser difícil na pronúncia dos gringos. Na minha opinião, os gringos que se acostumem com o nome porque vai pegar. E o vídeo abaixo mostra que o nome é fácil de pegar nos quatro cantos do mundo.

Se formos puxar de 1970 até aqui alguns nomes de bolas de outras Copas do Mundo em outros países não foram nada fáceis de pronunciar. Alguém se lembra de Telstar (México-1970 e Alemanha-1974); Tango (Argentina-1978); Tango España (Espanha-1982); Azteca (México-1986); Etrusco Unico (Itália-1990); Questra (Estados Unidos-1994); Tricolore (França-1998); Fevernova (Japão e Coreia do Sul-2002); Teamgeist (Alemanha-2006); e a famosa Jabulani (África do Sul-2010)?

Para saber mais acesse www.gorduchinha2014.com.

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha, Esporte, História do Esporte, Marketing esportivo, Negócios do esporte. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Gorduchinha em 2014

  1. Pingback: Gorduchinha 2014

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s