Antidoping no surf

Andy Irons (três vezes campeão mundial). Foto: Pierre Tostee/ASP

Desde o início de 2012 a comunidade do surf mundial comenta sobre a intenção da ASP de adotar pela primeira vez políticas antidoping entre os 34 tops do ranking mundial. Nesta semana, o que era suposição virou fato. A entidade máxima do surf profissional avisou oficialmente em seu site que implantará em 2012 as políticas da WADA, Agência Internacional Andidoping, na sigla em inglês.

A decisão da ASP é incontestável e deve ser aplaudida por todos que amam o surf de verdade. Espero, de coração, que as entidades brasileiras adotem o mesmo sistema nos circuitos locais.

Aliás, o jornal britânico The Guardian publicou no primeiro dia do ano uma matéria sobre esse tema no surf. O jornal O Estado de SP publicou nesta quarta-feira 18 uma nota também sobre o mesmo assunto. Muitas outras publicaram o assunto. Porém, ambas as publicações citadas levantaram um ponto polêmico quando o assunto é consumo de substâncias proibidas: Andy Irons.

Seria uma ótima decisão se um dia a imagem de Andy Irons fosse autorizada por sua família para ser usada com o objetivo de combater o consumo de drogas. Quem consome as notícias do surf sabe que foram as malditas drogas que acabaram com a vida desse indiscutível surfista.

É claro, o antidoping no surf profissional não servirá apenas para combater os que curtem consumir algumas drogras para tirar um barato (infelizmente o surf tem esse estereótipo por causa de alguns babacas). A ação também combaterá o uso de outras substâncias proibidas (clique aqui para ver o documento oficial). Trata-se de uma decisão a ser comemorada. Com altas ondas, é certo. Aloha!

Anúncios

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha, Boca no trombone, Surf. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s