Superando limites no surf

Para uns sexta-feira 13 é uma data cheia de superstições, perigos, mistérios… Para outros sexta-feira 13 é dia de surf, de sol de buscar novas energias e superar limites. Pelo menos esse foi o clima que tomou conta de 35 pacientes do setor de Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), de Santo André (SP), na foto acima. O grupo roubou a atenção na praia da Enseada, no Guarujá, no útimo dia 13 de abril.

O objetivo da viagem, promovida pela própria faculdade, foi ressocializar e monitorar pacientes que têm limitações causadas por doenças como enfisema pulmonar, bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, entre outras patologias. Infelizmente, a maioria contraiu tais complicações de saúde devido ao consumo do cigarro. Muitos desses pacientes necessitam de O2 para dormir, para fazer atividade física, etc.

Durante as aulas de surf no dia, ministradas pelo surfista Eduardo da Silveira, da escola Surfistas para Sempre, alunos entre 60 e 70 anos de idade surpreenderam até os médicos de plantão, pois, apesar de cansados, não precisaram usar o tubo de O2. “Foi emocionante ver alunos com quase 70 anos, que nunca imaginaram que algum dia fossem deslizar sob as ondas, remando, voltando no tempo”, comemora Eduardo da Silveira. “Só tenho a agradecer a todos que participaram das atividades. Aos professor de surf da minha equipe, Robert Souza, a toda equipe do setor de Reabilitação Pulmonar da FMABC, as mestras doutoras fisioterapeutas, educadoras físicas e terapeutas ocupacionais, ao Cristiano Daveiro e Tatiana De Julio, que cederam toda a estrutura na praia com o Quiosque Terral, e ao professor titular de Pneumologia da FMABC, Dr. Elie Fiss, mentor da iniciativa” (na foto ao lado está a matéria publicada no Diário do Grande ABC).

Em geral, os pacientes com problemas pulmonares são magros. O esforço feito para respirar consome altas doses de energia. Eles têm menos massa muscular, deficiência óssea, pouca vitamina D e repressão do músculo esquelético.

No setor de Reabilitação Pulmonar da FMABC, criado em 2001, os pacientes fazem exercícios na bicicleta ergométrica, alongamento, fortalecimento de membros e reeducação postural. Por mês, são feitos aproximadamente 800 atendimentos.

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha, Esporte, Esporte solidário, Surf. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Superando limites no surf

  1. Edu disse:

    Valeu João pela divulgação gratuita da matéria, o nome do médico responsável é Prof Dr. Elie Fiss meu futuro orientador e meu grande amiluno também.. sucesso a todos nós abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s