X Games no Brasil

Há um ano recebi um desafio profissional: trabalhar na mídia nacional a divulgação da candidatura da Brunoro Sport Business (BSB) para trazer o X Games para o Brasil. Como um apaixonado por esportes aceitei o desafio e nesta terça-feira, dia 1º de maio, assisti pela TV a vitória da BSB em uma concorrência global. Em todas as conversas que tive durante o processo, com jornalistas e não jornalistas, a pergunta que sempre ouvia era: Por que a BSB escolheu Foz do Iguaçu? Por que não Rio e São Paulo?

Bom, a resposta está no vídeo (anúncio oficial dos canais ESPN) e no texto abaixo (release oficial da BSB). Finalmente o Brasil começa a ser visto como um polo esportivo fora do eixo Rio-São Paulo.

Lembro que escolhi trabalhar com comunicação no esporte exatamente na época quando assisti o golfe retornar aos jogos olimpícos em 2016. Na época trabalhava na comunicação da Confederação Brasileira de Golfe. Naquela dia, pensei: quero experimentar essa sensação novamente. Eis que passei pela mesma coisa nesta semana. Viva o esporte. Aloha.

Os X Games, maior evento de esportes radicais do mundo, desembarcará em Foz do Iguaçu em 2013. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 1º de maio (veja abaixo o anúncio oficial da ESPN). A terra das cataratas, considerada uma das Sete Maravilhas da Natureza, ficou à frente de outras importantes cidades do mundo como Sydney, Moscou, Lisboa, Dubai, e Cancún na disputa para sediar uma das etapas dos jogos organizados pelos canais ESPN. Além de Foz, Los Angeles, Aspen, Tignes, Barcelona e Munique também serão sede nas edições de 2013, 2014 e 2015.

Para chegar a final e ser escolhida cidade-sede dos X Games, Foz do Iguaçu deixou para trás 40 cidades de 21 países, desde o ano passado, quando se iniciou a disputa. Entre as finalistas brasileiras concorriam pelo direito de sediar os jogos São Paulo e Rio de Janeiro . “Estamos muito orgulhosos do trabalho que fizemos para sediar o X Games. As belezas naturais, a grandeza de Itaipu e todo o apoio e receptividade dos moradores locais foram determinantes para que Foz saísse como vencedora”, afirma Guilherme Cozza, diretor de marketing da Brunoro Sport Business (BSB), empresa responsável pela missão de trazer os X Games para Foz do Iguaçu em 2013, 2014 e 2015.

“Chegou a hora de o Brasil inteiro aparecer e mostrar o seu potencial de sediar eventos esportivos. Foi isso que nos motivou a escolher Foz do Iguaçu e que levou o Ministro do Esporte a nos apoiar”, comenta José Carlos Brunoro, presidente do conselho da BSB.

A candidatura da cidade foi proposta pela BSB, empresa especializada em negócios do esporte, e conta com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, do Governo Estadual do Paraná e do Governo Federal, através do ministério do Esporte. A BSB defendeu a cidade paranaense em função do apelo ambiental, dos amplos espaços integrados à natureza e pela possibilidade de expandir o eixo de grandes eventos esportivos – hoje restrito a São Paulo e Rio de Janeiro – para um destino que já possui infraestrutura turística que pode facilmente ser adaptada para sediar um evento esportivo de grande porte.

Na última visita realizada pelos organizadores dos jogos, em março, a expectativa de trazer o evento para Foz do Iguaçu aumentou. “As belezas naturais impressionaram muito o comitê e todos ficaram animados com a possibilidade de ter um cenário único de belezas naturais para os X Games”, comenta Guilherme Cozza. “Estamos falando de um evento que possui um alcance de quase 400 milhões de pessoas em 175 países ao redor do mundo. Este evento, definitivamente, irá gerar um grande impacto positivo para a cidade”, completou o executivo.

Anúncios

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha, Esporte, Esportes radicais, Eventos, Negócios do esporte. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s