Surfistas de Caraguá em ondas gigantes

Uma barca de surfistas de Caraguatatuba acaba de retornar ao Brasil depois de mais de 20 dias de muito surf em terras peruanas. O grupo,  também composto por alunos do projeto “Surf para Todos”, acompanhados pelo técnico Luciano Sant’anna, encarou dias de treinamento em praias como Punta Rocas, Peñascal, Kontiki, entre outras. O objetivo era um só: se preparar para dropar as morras de Pico Alto, ao sul de Lima, capital do país.  O lugar é um dos melhores points de ondas grandes do mundo. Abaixo, seguem os depoimentos de três integrantes dessa surf trip (na foto abaixo, da esq. à dir. com a bandeira de Caraguatatuba em praias peruanas estão Allan Guerra, Luciano Sant’anna e Tom Pool). Esse time prometeu novas fotos e vídeos para a galera em breve.

Luciano Sant’anna (da Associação de Surf de Caraguatatuba responsável pelo projeto Surf para Todos e técnico da Escola Municipal de Esportes de Caraguatatuba): “Os primeiros dias no Peru serviram como uma preparação para enfrentar as ondas gigantes de Pico Alto. Quando chegamos em nosso objetivo final ficamos dois dias por lá. O primeiro dia serviu mais para um reconhecimento das ondas, que já ultrapassavam 12 pés (cerca de 4 metros). Só este contato inicial já serviu para sentir a potência e o grande risco que é enfrentar esse tipo de onda.

De início, entrei apenas com o intuito de filmar e fotografar os surfistas Allan Guerra e Fernando Santos, o Tom Pool. Vendo os dois resolvi enfrentar também, mas percebi que a minha prancha era pequena para o volume de água que a onda proporcionava. Remei em poucas ondas mas não entrei. Por fim entrei em uma das menores da série e saí impressionado com o tamanho e a força das ondas.

No segundo dia, as ondas estavam maiores ainda, o Tom e o Allan resolveram enfrentar as massas gigantescas de água, que passavam dos 14 pés. Eles entraram na água com o apoio e supervisão de um segurança de jet ski e de vários outros atletas experientes. A Associação de Surf de Caraguá, em conjunto com a Secretaria de Esportes de Caraguatatuba, parabeniza todos os atletas corajosos que representaram o surf caraguatatubense em ondas peruanas”

Fernando Santos, o Tom Pool (proprietário da marca Tom Pool Surfboards): “Tive uma experiência única de pegar ondas bem grandes. Depois de quatro temporadas no Peru, dessa vez me preparei melhor com os treinamentos de natação e apnéia com o professor Luciano Sant’anna. Caso contrário não teria suportado os caldos violentos daquelas ondas. Lembro-me que em uma delas eu fui arrastado por alguns preciosos segundos em baixo d’água. Tive a sensação de estar dentro de uma máquina de lavar gigante que chegou até a abrir a minha roupa de neoprene. A recompensa veio com a maior onda da minha vida” (na foto acima)

Allan Guerra (surfista): “Peguei apenas uma onda nessa segunda vez em Pico Alto. Estava disputando uma onda com o “Tom” e tomei um caldo violento. A força da onda levou toda a minha energia. Pedi ajuda para o fotógrafo que estava no jet ski para me levar de volta a praia, já sem forças, porém em segurança”

Além dos surfistas acima, a surf trip de Caraguatatuba para o Peru também contou com a presença de Adriano Franco (“Zé Colméia”), Mario Henrique (“Marinho”), Leco Korolkovas, Anderson Africano, Consuelo Ometto e o pequeno Athur Zioli, de apenas 8 anos, que também participa do projeto “Surf para Todos”.

Anúncios

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha, Surf, Trip. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Surfistas de Caraguá em ondas gigantes

  1. Pingback: Aulas de surf no Peru | SurfistaPaulistano

  2. Pingback: Caraguatatubenses em ondas gigantes | SurfistaPaulistano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s