Guerreiros do surf em Caraguá

Como é sobreviver do surf e promover a modalidade em um município como Guarujá, São Sebastião ou Santos, no litoral de São Paulo? Não é uma tarefa fácil. Agora, como é fomentar esse esporte em uma cidade como Caraguatatuba (SP), onde o swell é específico e raro em poucos meses do ano, mas quando entra rende altas ondas? Tive a honra em minha vida de começar a surfar em Caraguá. Hoje tenho familiares e bons amigos por aquelas praias. Meu primeiro mestre no surf e hoje meu brother Luciano Sant’anna não é apenas um surfista de Caraguá. O cara é um guerreiro do surf da cidade.

A realização do campeonato abaixo, o qual tive a honra de acompanhar cada avanço, cada dificuldade, é mais uma vitória na vida desse batalhador do surf caraguatatubense. Claro, quanto mais Lucianos Sant’annas houverem pelo litoral do Brasil, mais o surf crescerá. Confira o relato sobre o campeonato nas palavras do próprio Luciano, presidente da Associação de Surf de Caraguá, organizador do evento. Confira também a galeria abaixo nas lentes da fotógrafa Debora Machado.

Foram em ondas entre três e quatro pés que a praia de Martin de Sá, em Caraguá (SP), recebeu recentemente o Circuito Municipal de Surf de Caraguá 2012. O atleta da velha geração da cidade Ari Gandola não deu chances para Kalany Tomazzi, e levou o título de campeão da prova na categoria open. De quebra, Gandola também ficou com o lugar mais alto no podium na divisão masters. “Eu não achei que podia ganhar, pela minha idade. Mas as ondas me favoreceram e acabei levando o caneco”, afirmou o atleta e shaper que além da vitória ganhou dois blocos de pranchas que se transformarão em novos foguetes aquáticos com certeza.

Na categoria Júnior, Erick Felipe (na foto acima) venceu Daniel Oliveira, seguido por Leonardo Ferreira e Marcelo Faro. “Estou muito feliz, pois estava sem prancha. Alguém brincou com minha prancha sem bico que eu estava surfando dizendo ‘não tem prancha não moleque?’. Então eu pensei ‘Deus provera’. Quando vi já tinha vencido o campeonato. Agora já posso fazer um foguete novo para a próxima etapa”, comemorou o surfista.

Entre os surfistas mirins, o destaque foi Kalany Tomazzi que faz parte da equipe caraguatatubense que disputa o paulista amador. Na iniciantes, para atletas abaixo de 14 anos, o vencedor foi Victor Sant’anna que na sua segunda competição venceu pela primeira vez. “Não foi fácil tomar as séries do inside na cabeça. Eu perseverei e passei a arrebentação nadando e soltando a prancha quando entravam as séries”, relembra o atleta referindo-se ao forte impacto das ondas na praia Martin de Sá.

Vale resaltar o desempenho dos alunos e ex-alunos da Escola de Surf Municipal, projeto Surf para Todos, que também foram destaques no dia. Realmente Deus nos presenteou com um belo dia de sol, público maravilhoso e um swell que proporcionou boas ondas o dia inteiro. Agora é fechar patrocinio para as próximas etapas e esperar boas ondas novamente. A próxima etapa ainda não tem data nem local definido, mas deve acontecer no mês de novembro.

O Munipal de Surf de Caraguá é um movimento “Profundo Artificial em Caraguá” e tem o patrocínio da Escola de Surf Luciano Sant’anna, Sport Life Surfwear, Tom Pool Surfboards, Eduardo Chaves Pilates, Pet Shop Mania de Bicho e Mar Azul Surf Shop. Colaboração do quiosque Canto Bravo, Associação dos Quiosqueros de Caraguatatuba, Atletas de Cristo e Surf Sustentável. A realizacao é do Governo Municipal da cidade por meio da Secretaria de Esportes e Recreacao de Caraguatatuba), organização da Associacao de Surf de Caraguá e supervisão da Federação Paulista de Surf.

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha, Esporte, Esportes radicais, Eventos, Surf. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Guerreiros do surf em Caraguá

  1. Pingback: Disputa no surf caraguatatubense | SurfistaPaulistano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s