Surfista Paulistano com Usain Bolt

Quando escolhi trabalhar com comunicação no esporte, sempre estive em busca da onda perfeita, da medalha de ouro, do recorde a ser batido. Acredito que o tamanho da sensação de vitória é proporcional ao tamanho do desafio. Desde 2008, trabalho quase 100% do meu tempo profissional com esporte. Os 100% do meu tempo pessoal eu passo surfando e curtindo a minha família (esposa e filho, surfista também). Voltando ao tamanho do desafio, há dois meses, aproximadamente, fui escalado pela marca PUMA para compor o time de assessores de imprensa que iriam coordenar a visita do atleta jamaicano Usain Bolt ao Brasil.

Do desafio lançado até a visita em si, que aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, foram inúmeras reuniões, desafios e obstáculos dentro do próprio desafio, preparação de um plano estratégico de comunicação, com o objetivo de gerar a máxima visibilidade para Usain Bolt e seu patrocinador, a PUMA. Visibilidade essa que começou dias antes do homem mais rápido do mundo pisar em solo brasileiro, com entrevista exclusiva na revista semanal mais lida no país.

Assim que o avião de Bolt pousou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão Tom Jobim a minha maratona e de meus colegas começou. A partir daquele momento o treino tinha acabado, era correr rumo ao ouro. Como não poderia deixar de ser, cada etapa da visita de Bolt na Cidade Maravilhosa foi marcada por um, dois ou vários desafios adicionais, para dar mais gosto.

No primeiro dia: visita de Usain Bolt no Cristo Redentor, acalmar jornalistas estressados estrelinhas e controlar a multidão em busca de um sorriso do atleta (ele deu vários sorrisos); coletiva de imprensa, convencer jornalistas/humoristas a respeitar as regras do evento, previamentes informadas; Fotos de Bolt no Engenhão, chegar até o estádio botafoguense de carona com um carro de imprensa; e Festa de recepção ao jamaicano, recepcionar a imprensa da melhor forma. No meio tempo de cada uma dessas ações, comer um salgado e tomar um refrigerante, responder e-mails no celular, driblar os espertinhos, tentar convencer os jornalistas que ficaram de fora das exclusivas que eu respeito muito o trabalho de cada um, mas infelizmente não seria possível o Bolt falar com todos.

Segundo e derradeiro dia, com menos eventos, mas não menos corrido, Usain Bolt concedeu autógrafos em uma loja de artigos esportivos, posou para fotos com fãs, concedeu entrevistas exclusivas pacientemente. Andei no mesmo carro que o campeão, trocamos algumas palavras, brincadeiras, orientei o atleta em algumas situações. Vi que o cara não é só o homem mais rápido do mundo, mas também o twitteiro mais rápido do mundo. Eu, após um dia alucinante, parei em um quiosque na orla de Ipanema e tomei uma única cerveja. Com a sensação de missão cumprida, aquela cerveja teve o mesmo gosto de uma medalha de ouro. Depois sentei no Arpoador e vi o pôr do sol.

Bem amigos, a foto acima é o nosso time com o Bolt nesta visita. Os jornalistas João Carlos Godoy (eu), à direita de Bolt, Gefferson Eusébio, na minha frente, Igor Cavaco e Fábio Portugal, à esquerda de Bolt, e Graziela Sirtoli, na frente, fazendo o raio para o outro lado, rsrsrsrsr. Obrigado Usain Bolt, até 2016. Aloha!

Anúncios

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha, Diário de um surfista, Esporte, Jogos Olímpicos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Surfista Paulistano com Usain Bolt

  1. Pingback: Exemplo no surf e na vida: Pauê | SurfistaPaulistano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s