Elite do surf brazuca retrô 2012

Adriano de Souza no Quiksilver Pro. Austrália 2012.

Adriano de Souza no Quiksilver Pro. Austrália 2012.

Em meio a minha correria de final de ano fiquei apenas ensaiando qual seria a melhor abordagem para deixar um post de final de ano para todos os surfistas brasileiros. Para cada surfista que batalhou, que saiu em busca de um objetivo, dentro e fora do mar. Representando toda a categoria, por que então não compor uma homenagem para cada cada um de nossos jovens atletas brazucas que nos fizeram vibrar no WTC em 2012. Eles que nos fizeram torcer via internet, dormir tarde acompanhando as transmissões do outro lado do mundo. Uma homenagem também para aqueles viciados em surf (Exemplo: eu) que ficaram no trabalho dando aquela espiadela em uma bateria ou outra. Também decidi recapitular os campeões de cada uma das provas disputadas. Ano que vem tem mais. Boas ondas em 2013. Aloha!

Quiksilver Pro – Gold Coast – Austrália – 25 de feveiro a 27 de março de 2012: o primeiro evento do circuito mundial já levou os brasileiros a loucura quando Adriano de Souza (Mineirinho),  na foto acima, travou uma final (no vídeo abaixo) contra o australiano Taj Burrow. Final duvidosa, vale frisar, mas como Taj estava em casa seria difícil os juízes da ASP darem as costas para o seu conterrâneo. Destaque para os vôos de Mineirinho durante a competição.

Mick Fanning no Rip Curl Pro 2012, na Austrália.

Mick Fanning no Rip Curl Pro 2012, na Austrália.

Rip Curl Pro – Bells Beach – Austrália – 3 a 14 de abril: se o Brasil brilhou no primeiro evento de 2012, na segunda etapa do WCT a performance brazuca não foi tão positiva assim. O melhor brasileiro nas ondas foi novamente Adriano de Souza, que foi eliminado na respescagem da 5ª etapa contra o australiano Josh Kerr. A vitória da etapa ficou com o também aussie Mick Fanning (na foto acima). O Surfista Paulistano noticiou aqui a performance de Fanning na final, contra o norte-americano Kelly Slater (também no vídeo abaixo).

Adriano de Souza no Billabong Rio Pro 2012. Foto: ASP_Dunbar

Adriano de Souza no Billabong Rio Pro 2012. Foto: ASP_Dunbar

Billabong Rio Pro – Rio de Janeiro – Brasil – 9 a 20 de maio: mais uma vez o australiano Josh Kerr eliminou o brasileiro Adriano de Souza, que defendia o seu título de campeão da etapa em 2011. Mineiro deu adeus ao sonho de bicampeão na disputa nas quartas de final com um aéreo inesperado de Kerr (no vídeo abaixo). Apesar da derrota, Mineiro mostrava sua alta performance no surf profissional (na foto acima). A vitória da prova ficou com o jovem havaiano John John Florence, contra o australiano Joel Parkinson. Os vices campeonatos que trariam a estabilidade para Parko em 2012 se iniciaram em terras tupiniquins.

Gabriel Medina e Kelly no Volcom Fiji  Pro

Gabriel Medina e Kelly no Volcom Fiji Pro

Volcom Fiji Pro – Fiji – Oceania – 3 a 15 de junho: dois fatos resumem essa etapa. O ótimo resultado conquistado pelo prodígio brasileiro Gabriel Medina, com um segundo lugar, e a primeira vitória de Kelly Slater em 2012 (foto acima e vídeo abaixo).

Mick Faning: campeão do Billabong Tahiti Pro, em Teahupoo

Mick Faning: campeão do Billabong Tahiti Pro, em Teahupoo

Billabong Pro Tahiti – Teahupoo – 16 a 27 de agosto: na etapa mais temida do ano, o brasileiro de maior destaque foi um surfista fora do WCT. O catarinense Ricardo dos Santos, que além de vencer a triagem pelo segundo ano consecutivo e fazer uma brilhante campanha no evento, teve suas performances reconhecidas pela direção de prova e recebeu um prêmio em memória ao havaiano Andy Irons (no vídeo abaixo). A vitória da prova foi conquistada mais uma vez pelo australiano Mick Fanning (na foto acima) contra seu conterrâneo Joel Parkinson (no vídeo abaixo).

Kelly Slater no Hurley Pro, em Trestles (EUA).

Kelly Slater no Hurley Pro, em Trestles (EUA).

Hurley Pro – Trestles – EUA – 16 a 22 de setembro: nas ondas mais perfeitas do mundo (na minha opinião), o norte-americano Kelly Slater (na foto acima) cravou sua 50ª vitória no circuito mundial. Joel Parkinson conquistou mais um vice-campeonato (no vídeo abaixo). O brazuca em questão nessa fase do WCT foi Adriano de Souza, que chegou até as semifinais do desafio (no vídeo abaixo).

Kelly Slater no Quiksilver Pro France.

Kelly Slater no Quiksilver Pro France.

Quiksilver Pro France – França – 28 de setembro a 08 de outubro: nessa etapa, o mito Kelly Slater conquistou sua terceira vitória no ano e entrou definitivamente na briga pelo título mundial. Os jovens brasileiros Gabriel Medina e Miguel Pupo se destacaram aos chegarem nas quartas de finais dessa etapa, porém Adriano de Souza (no vídeo abaixo e na foto acima) foi o guerreiro nessa fase, na humilde opinião desse jornalista.

Gabriel Medina_Wins Rip Curl Pro Portugal

Rip Curl Pro Portugal – Peniche – 10 a 21 de outubro: bem, a fase do WCT em Portugal foi sem comentários. Quer dizer, comentários neste link. Boa Medina (na foto acima).

O’Neill Coldwater Classic – Santa Cruz (EUA) – 1º a 11 de novembro: Gabriel Medina e Adriano de Souza chegaram até as quartas de final. Porém, na respecagem da quarta rodada, o mérito ficou com Mineirinho, que eliminou o 11 vezes campeão do mundo de surf, Kelly Slater, após uma maratona de resitência, performance e preparo físico (confira a bateria no link).

Billabong Pipe Masters – Havaí – 8 a 20 de dezembro: registrei aqui nesse blog minha preferência por Joel Parkinson. Resultado: Parko campeão (neste link). Sou pé quente? Sei lá. Entre os brazucas, o destaque vai para o prodígio Gabriel Medina, que quase chegou até as quartas de finais da prova e na terceira etapa massacrou seu rival Kolohe Andino.

Anúncios

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s