SOS Guarujá: esgoto na praia

Esgoto_Praia de Pernambuco Esgoto_Praia de Pernambuco2 Esgoto_Praia de Pernambuco3

Desde o dia 30 de dezembro de 2012, os membros da Sociedade Amigos do Bairro da Praia de Pernambuco (SABPP), no Guarujá (SP), estão lutando contra o mau cheiro, risco de doenças e contaminação da areia da praia e água do mar. O motivo é um vazamento de esgoto na Rua das Acácias (na foto acima), travessa da Estrada de Pernambuco, região composta por casas abastadas e turistas de alto poder aquisitivo.

“Até o momento os membros da SABPP já fizeram diversas ligações para SABESP, mas até agora ninguém veio aqui resolver o problema. Nós que moramos aqui canalizamos o esgoto para não ficar empoçado na rua. O triste é ver tudo isso indo direto para o mar da praia de Pernambuco”, relata um morador do local.

Nesta segunda-feira, dia 7/01, o blog Surfista Paulistano enviou um e-mail para a assessoria de imprensa da SABESP e na página da empresa no Facebook aguardando uma posição da empresa. “E aê SABESP vai colaborar ou lavar as mãos?”.

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Boca no trombone, Denúncia contra a natureza. Bookmark o link permanente.

5 respostas para SOS Guarujá: esgoto na praia

  1. Pingback: SOS Guarujá: esgoto na praia – parte II | SurfistaPaulistano

  2. José disse:

    Ora essa. A Sabesp diz que esta lançando esgoto no mar. Ela disse, não eu. E Os peixes que comemos.? 1 microbio num litro de agua, voces querem. Em 1000 litros. E Estas toneladas de esgoto no mar. Se pagamos, porque voces só jogam fora ? Se tratam, o que é feito com os dejetos ? Onde são levados, o que é feito. Cade o Green Peace que não olha esta porcaria.

  3. Pingback: SOS Guarujá: esgoto na praia – FIM | SurfistaPaulistano

  4. Durval disse:

    Estive na Praia de Pernambuco entre os dias 28/12/12 e 7/1/13, bem próximo à R. das Acácias, onde estas fotos foram feitas. Não observei nenhum vazamento de esgoto durante este período. No entanto, no dia 3/1/13 e somente neste dia, vi uma lama preta semelhante a esta das suas fotos, sendo despejada por um caminhão na tubulação de águas pluviais da R. das Acácias, tubulação esta que desemboca na praia. Também tenho fotos, que postei na comunidade Praia de Pernambuco do Facebook, veja aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.552953878050465&type=1
    Minha dúvida então é se a lama preta era realmente um vazamento de esgoto ou a desova de algum tipo de resíduo pelo caminhão. Se fosse um vazamento de esgoto iniciado antes do dia 30 (data em que, segundo seu post, a SABPP descobriu o vazamento) e só consertado no dia 9/1/13, conforme você conta em outro post, imagino que veríamos um vazamento constante durante todo este período. Mas o que observei, conforme disse acima, foi somente na tarde do dia 3 de janeiro. Não havia sujeira nem antes ne depois desta data.

    • Olá Durval, agradeço as suas declarações. A informação sobre o vazamento de esgoto eu recebi dos moradores da rua e o mesmo vazamento foi confirmado pela própria Sabesp, conforme publicado no post. De qualquer forma a informação que vc está nos colocando é muito séria e triste. Um caminhão depejando esgoto é algo sério. Da próxima ver que você flagar uma situação dessas ao invés de só tirar foto aproveita o celular e liga para o 190, porque isso é crime. Mahalo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s