Surf de Caraguá ao Hawaii

DCIM100GOPRO Luciano estagiando na NSSA Luciano sant'anna - Haleiwa Luciano Sant'anna em Haleiwa Luciano sant'anna em Joko's DCIM100GOPRO

O surfista e presidente da Associação de Surf de Caraguá, o Professor Luciano Sant’anna, aproveitou suas férias de março/2013 para visitar pela primeira vez o North Shore havaiano, mais precisamente a ilha de Oahu. Ao lado de sua esposa Miriam, Luciano também passou pela Califórnia. Além de muito surf, entre ondas de até 12 pés nas praias mais badaladas da modalidade, a viagem também foi composta por visitas em escolas de surf e monumentos que envolvem esse universo. Leia abaixo um resumo dessa trip enviada pelo próprio mestre Luciano, que há mais de 20 anos ministra aulas de surf na região do litoral norte de São Paulo. Fala professor. Aloha!

“O paraíso existe e chama-se Hawaii. Ele fica localizado mais precisamente na ilha de Oahu, no North Shore de águas cristalinas, tartarugas , peixes de todos os tipos e claro, numa ilha que tem ondas para todos os níveis de surf.

O surf faz parte da cultura do povo da região. Não existe idade mínima nem maxima para a prática do esporte. Vê-se de tudo. Desde bebês com 1 ano aprendendo a boiar e na prancha até pessoas de idade com mais de mais de 80 anos. Em Makaha conhecemos o Uncle Buffalo, um dos locais havaianos mais antigos da região, uma lenda viva. Falamos também com um outro sr. havaiano com mais de 70 anos com um tipo de boogie board que ele fez em casa. Ao lado de sua amiga japonesa, também com mais ou menos em torno de 70 anos, esse sr. vinha lá do fundo pegando as maiores da série com muito habilidade e ousadia pra pegar morras em torno de dois metros de altura. Aliás, além da minha esposa, nunca vi tanto japonês numa ilha assim como brasileiros também.

A ilha tem seu lado town, em Waikiki. Bom para quem gosta de shoppings luxuosos e modernos. Optamos por ficar no lado country do North Shore. Nos hospedamos num lugar chamado Waialua Beach, na casa que alugamos do nosso brother local de ubatuba Diego Santos, que mora na ilha há um bom tempo. Também pudemos desfrutar da companhia do ex-profissional de surf Mauricio Orelhinha, que reside na américa do norte há mais de 20 anos.

Fizemos todos os roteiros de carro alugado, de carona, de bike ou a pé. Lembrei da frase de um amigo das antigas do surf, o Paulo Issa: “seja a pé, de carro ou de bicicleta, o importente é estar sempre com a prancha embaixo do braço”. 

Tivemos a oportunidade de surfar nos picos mais famosos da ilha: Waimeia Bay, Pipeline, Haleiwa, entre outros. Entre ondas que chegavam a quatro metros de altura, encontramos diversos surfistas e amigos do Brasil, como os legends e também professores de surf Rico de Souza (RJ) e Picuruta Salazar (SP), surfando em Sunset. Também esbarramos com um amigo dos brasileiros, o fotógrafo das antigas, o “Gordinho”, que estava fotografando em Haleiwa.

Neste verdadeiro verão sem fim vivemos num pico chamado Joko’s, uma esquerda que quebra sobre uma bancada de coral, onde tive o “privilégio” de perder uma das quilhas da prancha ao passar em cima de uma afiada bancada. Um prejuízo de US$ 50 dolares.

Depois seguimos para Califórnia (EUA), mais precisamente Los Angeles. Conhecemos o Píer de Santa Mônica, Venice Beach e Malibu, onde surfamos uma das direitas mais perfeitas do mundo. No famoso píer de Huntington Beach vimos o palco de um dos mais antigos campeonatos de surf da planeta, cuja estrutura é de tirar o chapéu. Resumindo, ao lado de minha esposa vivi uma verdadeira aula de cultura do surf e um intercâmbio inesquecível”.

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha, Brazucas no surf, Diário de um surfista, Esporte, Esportes radicais, Surf, Trip. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s