Gabriel Medina: estrategista!!!

Gabriel Medina

Gabriel Medina, campeão em Fiji. Foto: WSL/Ed Sloane

A vitória de Gabriel Medina no Fiji Pro, quinta etapa do circuito mundial de surf, na Indonésia, aconteceu no último dia 17 de junho, mas até agora eu confesso que não me canso de rever algum vídeo que mostre a performance do campeão mundial de 2014 nas ondas de Cloudbreak. Claro que os tubos e os aéreos aplicados em Fiji foram decisivos para o local de Maresias (SP) levar o caneco da prova, mas o que me chama a atenção é que o garoto é um estrategistanato, capaz de desestabilizar qualquer adversário. Aos 1min12s do vídeo abaixo é possível ver um desses exemplos, quando Medina aplicou seu direito de prioridade pra cima de Kelly Slater.

Já na final, contra o australiano Matt Wilkinson, atual líder do ranking mundial, a estratégia do jovem foi um plano já conhecido: papar todas as ondas, o mais rápido possível e colocar o seu adversário em combinação. Feito isso (vídeo abaixo).

Com o resultado, Medina assumiu a segunda posição do ranking mundial. Tudo muito propício para ele continuar lutando pelo título mundial.

Aliás, tudo indica, até o momento, que outros brazukas vão chegar junto de novo pra disputar o título mundial em 2016. Só nas cinco primeiras posições do ranking, três atletas são brasileiros. Além de Gabriel Medina, na vice-liderança, a quarta posição é do potiguar Ítalo Ferreira, seguido pelo atual campeão mundial Adriano de Souza.

Para nossa torcida nos resta torcer e muito para vermos mais uma vez a bandeira verde e amarelo flamular no local mais alto do surf mundial.

A sexta etapa da Liga Mundial de Surf acontece em Jeffreys Bay, na África do Sul, com janela de espera iniciando no dia 6 de julho.

 

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s