Brilho brasileiro nos QSs 6000

unnamed.jpg

Silvana Lima. Foto: WSL

Neste final de semana, enquanto a atenção de boa parte dos surfistas de plantão estava voltava para os holofotes da Praia da Joaquina, em Florianópolis, sede do Hang Loose Pro Contest 30 Anos, etata de nível 6000 do circuito de acesso à elite mundial, do outro lado do mundo, a brasileira Silvana Lima (foto abaixo) brilhava no Sydney International Women’s Pro. A prova, também de nível 6000, aconteceu em Sydney, na Austrália, valendo pontos para o acesso à elite feminina em 2017, teve como campeã a nossa brazuka, atual campeã brasileira de surf feminino e vice-campeã mundial. Com o resultado, Silvana lidera o ranking de acesso e garante seu retorno para o circuito mundial feminino.

“Mal posso acreditar, é sensacional! Foi um ano de muitas dificuldades e muita luta e fechei ele da melhor forma possível, com a primeira posição no ranking. A classificação para o CT já estava garantida há duas etapas, mas passar em primeiro só engrandece ainda mais esse feito. Estou muito feliz e pronta para voltar para a elite”, comemorou Silvana.

Para quem não manja, os eventos do QS são divididos em eventos de  níveis 1000, 1500, 3000 e 6000. O número representa quantos pontos o primeiro colocado recebe caso vença  a prova. No caso da divisão masculina, ainda acontecem ao longo do ano cinco eventos de nível 10000, a mesma pontuação dada ao campeão em caso de vitória no circuito principal.

No caso do circuito de acesso feminino, são classificadas para a elite no ano seguinte as top 5.

Parabéns Silvana Lima, você é uma guerreira. Que venha 2017!!!

jadson_canoa_wsl_daniel-smorigo

Jadson André e Kanoa Igarashi. Foto: WSL_Daniel Smorigo

Hang Loose Pro Contest 30 Anos – Já no QS em Floripa, a final foi feita pelo brasileiro Jadson André o nipo-americano Kanoa Igarashi, ambos da elite principal. Após fazer um campeonato impecável, Jadson não conseguiu imprimir o mesmo ritmo excelente imposto por ele durante o evento na bateria final e ficou com a segunda posição (confira abaixo os melhores momentos do último dia de prova).

A vitória seria importante para Jadson já que ele precisa de bons resultados no QS para se manter na elite mundial em 2017. No ranking de acesso masculino, apenas os 10 primeiros garantem sua vaga para o circuito principal. E Jadson André ocupa a 22ª colocação no QS. Já no mundial,  está na 25ª posição e o corte  é feito na 22ª posição. A lista dos top 34 de 2017 que disputarão o título de campeão mundial de surf é composta pelos 22 primeiros colocados no ranking principal, somados ao top 10 do circuito classificatório e mais dois wildcard.

Diferente do circuito classificatório feminino que já acabou em 2016, a disputa entre os homens ainda será composta de mais três provas, sendo que duas delas são de nível 10000: o Hawaiian Pro e o Vans Word Cup, que juntos com o Pipe Master (última etapa do circuito mundial) completam a Tríplice Coroa Havaiana, que começa a partir do dia 12 de novembro, no Hawaii.

Se o circuito mundial masculino de 2017 fosse  definido hoje, pelo ranking principal os surfistas Jadson André, Alejo Muniz e Alex Ribeiro estariam fora da elite no ano seguinte. Já classificados para a próxima temporada estão: Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Ítalo Ferreira e Caio Ibelli. Já Wiggolly Dantas e Miguel Pupo estão ameaçados, dependem de combinações de resultados e uma boa performance em Pipeline.

Pelo ranking classificatório, o time brasileiro ganharia reforços de Jesse Mendes, Bino Lopes e Ian Gouveia, com Deivid Silva na cola, com a 11ª posição. Nada definido até o fim do ano e as duas próximas etapas de nível 10000 serão decisórias. Boa sorte aos brazukas!!!

Aloha!!!

 

 

Sobre João Carlos Godoy

Jornalista, surfista, amante, fanático por surf e pelo mar. Formado no curso de MBA de Gestão no Esporte da Universidade Anhembi Morumbi e assessor de imprensa na área de negócios e esporte. E-mail para contato: jc.surfistapaulistano@gmail.com
Esse post foi publicado em Aloha. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s