Marcelo Luna e a segurança do surf em Nazaré

Na semana passada, o big rider brasileiro Marcelo Luna (34 anos), foto acima, passou literalmente um perrengue nas ondas de Nazaré, em Portugal. O acidente, que por pouco não lhe tirou a vida, rendeu uma séria lesão em sua perna esquerda o que vai deixá-lo cerca de seis semanas fora do mar.

“O ocorrido é resultado da falta de organização dentro d’água. Nazaré se tornou a meca do surf de ondas grandes no mundo. Cada vez mais pessoas tem ido para lá, e é preciso agora tomar os devidos cuidados”, explica o surfista em entrevista por telefone para o Surfista Paulistano.

Em um dia com ondas na altura de 80 pés (em torno de 24 metros), Luna estava sendo puxado por ninguém menos que Garret McNamara, uma das lendas do surf de ondas grandes no mundo. Ao dropar a bomba, ele foi surpreendido por um jet ski que atravessou na sua frente deixando um rastro de marolas e espuma na onda. Ao passar com sua prancha pela deformação na onda, Luna caiu e tomou uma vaca daquelas. “No momento da queda já senti a dor da lesão na perna”, relembra.

Graças ao seu preparo físico para essas condições, o atleta sobreviveu a três ondas gigantes que vieram na sequência, sendo resgatado quase nas pedras do pico pelos também brasileiros Alemão de Maresias e Lucas Chumbo. Abaixo uma galeria de fotos do dia mostrando o acidente, registradas pelas lentes do fotógrafo Tim Bonython.

 

 

“Esperamos muito essa onda e me planejei bastante antes de surfá-la”, relembra. “Pilotos de jet ski cometendo erros que podiam matar alguém”, completa.

Em seu perfil no Instagram, Luna fez um post dando uma dica/alerta para quem se aventura por lá: “a onda se espera no OUTSIDE e não debaixo do pico, os que fazem isso, não importa quem seja, ESTÁ ERRADO. Isso que aconteceu poderia ter me matado! JET SKI DE BACKUP ficam em baixo, porém se precisarem fugir SAIAM PARA O LADO QUE NÃO ATRAPALHE O SURFISTA. NO INSIDE não se espera onda”.

luna2

Para evitar problemas desse tipo no futuro, após o acidente, Luna criou a campanha “Saving  Lifes” com o objetivo de conscientizar os surfistas que frequentam Nazaré. “Vou carregar essa bandeira até o fim”, afirma. Importante frisar que o mesmo tema quanto a segurança no surf de ondas grandes é também defendido em diversos picos do mundo por renomados surfistas brasileiros como Danilo Couto, Carlos Burle, Rodrigo Koxa, entre outros nomes nacionais e internacionais.

Apesar de ter apenas pouco mais de dois anos e meio de carreira como surfista de ondas grandes, Luna está entre os mais reconhecidos e experientes surfistas da modalidade em Nazaré. “Surfei esse pico pela primeira vez em 2015 e em 2016 me mudei para cá para morar”, diz Luna que atualmente está estudando encarar também a onda gigante de Mavericks, na Califórnia (EUA), e quem sabe Nazaré na remada. Atualmente, Marcelo Luna é patrocinado pela grife de jeans Luna (criada por ele), pelo empresário Kennedy Wilker e pelas marcas Study for Life, FILA, Pansar, entre outras.

f8c8917f-46dc-418a-9346-8fca27a15def
Marcelo Luna, Nazaré, Portugal (janeiro/2018). Crédito: Guilherme M. Soares.

Entre suas principais conquistas até hoje, Luna já tem mais de duas participações no Big Waves Awards, o Oscar de ondas grandes, organizado pela World Surf League, com mais de dez indicações aos prêmios de maior onda surfada no ano e melhor performance.

Em 2016 foi um dos brasileiros convidados por Garret McNamara para participar do Mercedes-AMG Red Chargers, ação que desafiou os melhores surfistas de ondas gigantes do mundo. Nessa ocasião, o atleta ficou conhecido e recebeu uma homenagem com sua prancha colocada no Surfer Wall (foto abaixo), em Portugal, um espaço criado pela Câmara Municipal de Nazaré, onde são colocadas as pranchas dos renomados big riders que se destacam no pico.

board-luna.jpg

No início desse ano, Luna fez barulho ao ser o primeiro surfista em 2018 a surfar uma onda gigante (25 metros), no dia 1º/01/2018, em Nazaré. Para saber mais clique aqui. Poucos dias depois, outra marca em Nazaré: 38,2 segundos de surf na mesma onda. Assista abaixo uma biografia muito legal do atleta reproduzida pela Sportv de Portugal.

Paralelo a sua agenda como Big Surfer, Marcelo Luna toca o projeto Meu Mundo, Meu Sonho, cujo objetivo principal é levar esperança a crianças e jovens de todo mundo que não conseguem realizar seus sonhos, seja por dificuldades financeiras ou falta de estrutura familiar. Por meio de palestras incisivas na política preventiva de combate as drogas, alcoolismo, e tabagismo, Marcelo Luna utiliza sua própria experiência de vida para influenciar e apresentar para esse público as imensas oportunidades e caminhos a serem seguidos, e de que nada é impossível para realização de um sonho se em primeiro lugar, estiver a palavra de Deus, princípios, honestidade, estudos, trabalho, e dignidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s