Foto: Chloé Calmon. Crédito: Pedro Monteiro
Nos últimos três dias (10, 11 e 12 de maio), a Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, sediou quatro disputas. O local foi palco de etapas masculinas e femininas do Circuito Mundial de Surf Profissional Junior, o Oi Pro Junior Series; e do Circuito Mundial de Longboard Profissional, o Oi Longboard Pro, pela primeira vez no Rio de Janeiro. Ambas as competições foram organizadas pela World Surf League South America, braço da World Surf League (WSL).
Em três dias de competição, o surf brasileiro levou quase tudo em todas as categorias.
O primeiro caneco do dia ficou com a carioca Chloé Calmon (foto acima), campeã da categoria feminina do Oi Longboard Pro, seguida da peruana Maria Fernanda Reyes, e das brasileiras Jasmim Avelino e Evelin Neves, ambas na terceira colocação. Com o resultado, Chloé segue na liderança do ranking mundial feminino de longboard rumo ao seu primeiro título mundial.

Na sequência, os dois longboarders da categoria masculina foram para a água, com vitória do peruano Piccolo Clemente, bicampeão mundial da categoria, seguido pelo brasileiro Alexandre de Almeida Júnior, o Alexandre Escobar (foto acima). Os terceiros colocados foram o uruguaio Julian Schweizer e o também brasileiro Jefson Silva.
A final feminina do Circuito Mundial de Surf Profissional Junior, o Oi Pro Junior Series, ficou com a brasileira Tainá Hinckel, que derrotou a peruana Sol Aguirre. As terceiras colocadas são Julia Camargo, do Brasil, e Daniela Rosas, do Peru.

A última final do dia foi na categoria masculina do Oi Pro Junior Series. Um show de surf e dobradinha verde e amarela entre Mateus Herdy, do Rio de Janeiro, e Daniel Adisaka, de São Paulo. A vitória ficou com o carioca, atual campeão mundial de profissional junior. As terceiras posições ficaram com o brasileiro Daniel Templar e o peruano Raul Dañino.

Confira abaixo os melhores momentos deste último dia de competição.
As competições foram patrocinadas pela Oi, com apoio da Subway, da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Federação de Surf do Rio de Janeiro. Divulgação: Portal Waves.