A surfista cearense Yanca Costa levou a etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Surf Feminino, que rolou nos dias 17, 18 e 19 de maio, em Ubatuba (SP), com ondas desafiadoras e pesadas de até 1,5 metro. A competição, idealizada pelo surfista profissional Wiggolly Dantas, reuniu apenas nessa primeira etapa mais de 150 atletas de oito estados do país, além de representantes do Peru.
Vencedora na categoria pro-adulto, Yanca saí na frente no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) em busca do título brasileiro de surf feminino 2019, além de faturar R$ 4 mil na prova que ao todo distribuiu um total de R$ 15 mil de premiação.
Abaixo você confere uma galeria de fotos nas lentes de Daniel Smorigo.
“A correnteza estava superforte, eu não parei de remar um minuto, mas eu tinha uma estratégia e sabia que a onda viria para mim. Estava muito confiante. Treinei muito e quero agradecer o Leandrinho, a Priscila e o Gabriel, que me treinam. Se não fosse por eles não teria conseguido. Esse título é algo que quero muito, estou batalhando há três anos e começar com o pé direito é muito bom”, revela Yanca. “Eu tenho muitos planos, mas não tenho patrocínio e, às vezes, não dá para executar. Estou com vaquinha para competir, o link está no meu instagram, o @yancacosta_ e vou ficar grata”, completou.
Outra disputa que também vale o título nacional, a pro-júnior, foi vencida pela carioca Júlia Duarte. “Não venho de bons resultados e essa vitória me deixa muito contente. Para mim, o mar estava bom, porque prefiro assim, gosto de ondas pesadas, não tenho medo”, afirma Júlia.
Nas demais divisões, as campeãs nessa primeira etapa foram: Ayllar Citi (Longboard); Sophia Gonçalves (sub14 e sub16); Luana Reis (sub12); a peruana Catalina Zarquiey (sub10).
“Foi uma grande dificuldade realizar essa etapa, mas quisemos fortalecer as meninas e tivemos mais de 150 competidoras, show de surf, muita alegria”, comemora Wiggolly Dantas, agradecendo os patrocinadores, que acreditaram e viabilizaram o encontro em Ubatuba.
Além de toda a estrutura do evento fora da água, as atletas contaram também com um bom esquema de segurança, com uso de jet ski para resgastes, sobretudo para as atletas mais novas da sub10 e sub12. E mais: o Circuito Brasileiro de Surf Feminino apresentou várias atrações para as competidoras, como massoterapia; avaliação física: reabilitação e aquecimento antes das baterias; osteopatia, kinesiologia e psicologia desportiva; yoga; e mesa de frutas.
A programação da prova também contou com sofás infláveis; atividades para crianças como pinturas e ações da Wizard, como caça ao tesouro e quiz, valendo brindes. Outro destaque foi a roda de conversa sobre saúde da mulher. Na questão de sustentabilidade, houve a coleta seletiva de resíduos e a geração de energia para toda a estrutura, através da captação pelas placas instaladas na praia pela Nyfan Energy, tornando o evento autossustentável.
As próximas etapas do Circuito Brasileiro de Surf Feminino ocorrerão nos dias 9 a 11 de agosto e 18 a 20 de outubro, todas na Praia de Itamambuca, em Ubatuba.
Em seu quinto ano seguido, o evento foi idealizado pelo surfista Wiggolly Dantas e essa etapa do Circuito Brasileiro de Surf Feminino em Ubatuba foi uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Patrocínios da Wizard by Pearson, Dantas, Sicredi, Nyfan Energy e Ubasurf Motors, com apoios da Mormaii, Padaria Itamambuca, Quiosque Tia Albertina, Tape Brasil, Gigi Watery, Menina do Mar, Gangster e Pono Beachwear. Colaboração: Pousada Canto do Dado, Digital Brasil, Special Board, Silva Indaiá Supermercado, EaD Unitau, ONG Esmeralda, Fisioterapia Sérgio Neri, Gaijin Massoterapeuta, Firma, Sportomics e Lazybbag. Divulgação: Waves, Woohoo, Tv Adventure e FMA Notícias. Supervisão técnica da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Federação Paulista de Surf e Associação Ubatuba de Surf (AUS).